Nos próximos “Posts” vamos apresentar alguns dos programas de intervenção operacional, destinados principalmente ao desenvolvimento local, que podem ser utilizados pelas Juntas de Freguesia, como soluções inovadoras de dinamização e de benefício para as populações residentes. Iniciamos hoje com o programa ANIMATE:
Animate (Animação para o Desenvolvimento Territorial):
O Projecto Anim@Te, desenvolvido no âmbito da Iniciativa Comunitária Equal, visa contribuir para o aprofundamento da reflexão e produção de conhecimento sobre o papel, as formas e a importância da animação nos processos de desenvolvimento territorial e tem vindo a realizar um conjunto de iniciativas dedicadas a esta temática. Naturalmente, os beneficiários finais são as comunidades locais.
Não basta ter consciência do papel central da animação territorial, é necessário saber como a conceber, pôr em prática, alimentar e aprofundar.
A Animação Territorial é um processo dinâmico de intervenção social, que pressupõe uma atitude reflexiva activa e cooperativa, no sentido de responder a um conjunto de problemas e aspectos específicos de um território. As suas dinâmicas têm sempre em conta o contexto geográfico, social, físico, cultural e simbólico do território e dos grupos que o ocupam, de forma que as mudanças produzidas preservem a sua natureza e identidade.
A animação territorial faz-se com as pessoas e grupos, resultando do encontro e das sinergias entre os diferentes actores sociais (indivíduos, grupos, organizações, instituições).
Implica disponibilidade para ouvir e apreender o outro, numa atitude construtiva de aprendizagem e de melhoria constante dos processos de cidadania activa.
ANIMAÇÃO TERRITORIAL É…
Exemplos de intervenção:
O projecto Florestar criou condições para a promoção da iniciativa empresarial no sector florestal e para a promoção da evolução de proprietários/as florestais para empresários/as florestais. Para o efeito, desenvolveu instrumentos de apoio à produção, gestão e investimento no sector florestal, nomeadamente um Simulador de Gestão e Produção Florestal, Recursos para Auto-formação dos Produtores/as, um Guia do Empreendedorismo Florestal e Mecanismos de Apoio ao Investimento Florestal. Estes recursos são adaptáveis a outros contextos.
O projecto São Brás Solidário apostou na mobilização e capacitação de pessoas e entidades para a participação política e a acção social solidária no concelho de São Brás de Alportel, lançando e articulando o Orçamento Participativo Municipal, Encontros Comunitários, uma Rede de Voluntariado Territorializada, um Clube de Trocas com Moeda Social e uma Feira da Solidariedade. O sucesso destas experiências pretende também inspirar a sua adaptação a outros contextos.
Mais informações em www.animate.org.pt
Outra forma de ver o mundo...
Camaradas na viagem... Juventude Socialista-Mangualde Mangualde em destaque Empresas e Instituições na freguesia de Espinho Outros LINKS de interesse CNE-Comissão Nacional Eleições Colaboramos com: Portal optimizado para o MOZILA-FIREFOX 3.0 Actualize o seu Browser para um melhor desempenho: