Quarta-feira, 15 de Julho de 2009
Programas de intervenção para o desenvolvimento local - II

Cabaz PROVE - Agente de Desenvolvimento Local
 

O projecto "PROVEPromover e Vender", surge no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL em conjunto com várias entidades parceiras que se associaram a um grupo de pequenos produtores, para melhorar o escoamento das suas produções.
O consumidor terá a possibilidade de experimentar um conjunto de produtos variados, através da aquisição de cabazes de frutas e legumes seleccionados e de elevada qualidade.
O PROVE testou e desenvolveu um sistema de comercialização de proximidade de produtos agrícolas em Palmela e Sesimbra. Os bons resultados alcançados permitiram replicar a experiência noutros territórios.

Quais as vantagens?                                   
  • Manutenção da actividade agrícola.
  • Criação de emprego.
  • Desenvolvimento da economia local.
  • Sustentabilidade ambiental e social.
  • Proximidade rural-urbano.
  • Estimulo do espírito empresarial.
  • Manutenção da paisagem

A comercialização de proximidade permite uma nova aproximação entre as comunidades rurais e urbanas, fomentando a solidariedade entre os pequenos produtores locais e os consumidores, sendo construídos laços de confiança e cooperação entre quem produz e quem consome.
O contacto directo entre produtores e consumidores permite a partilha de um conjunto de informações sobre os métodos de produção e os cuidados ao nível da protecção do ambiente, as variedades regionais, a qualidade dos produtos, as dificuldades decorrentes durante a produção, os desejos e motivações dos clientes, entre outros.  


Mais informações em http://www.prove.com.pt

                 



publicado por Espinho 2009 às 20:02
|

Ver 1 comentário:
De Espinho 2009 a 16 de Julho de 2009 às 13:58
Comunicado da Juventude Socialista de Mangualde - 15/07/2009.

A JS Mangualde pauta-se por valores de participação cívica, solidariedade e de integração na sociedade do concelho.

A JS Mangualde AMA a sua Terra!
Neste sentido, procura sistematicamente desenvolver um conjunto de actividades, centrando-se em áreas relevantes da cidadania, desporto, música, moda, solidariedade, política, etc.

Mas o esforço que tem sido levado a cabo, só tem sentido com a comunhão e participação de todos. O resultado está à vista: temos criado inúmeras parcerias com instituições e empresas do nosso Concelho, no sentido de contribuir activamente para o seu desenvolvimento e para a transformação de um concelho amorfo, num concelho vivo, dinâmico – um Mangualde com Futuro.

Podemos destacar as actividades mais recentes e com grande simbologia pela sua enorme dimensão: o desfile de moda “Made in Mangualde” (com produtos produzidos e vendidos por empresas exclusivamente concelhias) e a entrega de uma cadeira de rodas eléctrica a uma Mangualdense em plena época Natalícia.

A JS Mangualde realiza trabalho muito para além da política, nunca descurando a sua actividade partidária, sendo prova disso os recentes 7 “outdoors”- "Os Mangualdenses Merecem…"- colocados em locais estratégicos do concelho, que contêm ideias consideradas por nós válidas e necessárias para a prosperidade de Mangualde.

Cada “outdoor” representou para a JS Mangualde um custo, exclusivamente suportado pela mesma e produzidos por uma empresa do nosso concelho. As estruturas são pertença do Partido Socialista de Mangualde e mesmo assim, veja-se que fomos acusados de despesismo!

Estranhamos por isso, que de uma só vez, a JSD Mangualde, tenha colocado por todo o concelho mais de 40 “outdoors” – vazios de ideias e de conteúdo. Será que valerá a pena falarmos de financiamentos e custos dos mesmos? Provavelmente não!

Afirmamo-nos como sempre nos afirmámos – na luta por uma sociedade e por um concelho mais justo, mais dinâmico, mais aprazível, renovado e em que sintamos o prazer de viver. Mas mais que isso, somos Jovens e queremos reiterar o gosto e orgulho de poder dizer: SOU DE MANGUALDE!

A Juventude Socialista de Mangualde







Últimos comentários...
A parte mais fácil foi concluída, concretizámos o ...
… o saneamento deve obedecer a regras de planeamen...
agora fiquei confuso então senhores não eram os ta...
A equipa “Espinho 2009” não organizou nem prestou ...
Colocamos este Blog à disposição da nossa comunida...
ainda alguns me têm de dizer o que é que eu ganho ...
e já agora porque não postou os meus outros coment...
isso quer dizer que o senhor dá a mesma importânci...
Sr. “Atento”, em resposta a este e aos restantes c...
senhor carlos não conhecia esta sua faceta esta ar...
Vamos lá ver se conseguimos entender: Deve ser a p...
para que não voltemos ao passado, temos que VOTAR ...

Outra forma de ver o mundo...


Colaboramos com:

 






Responsável do Portal/Blog Carlos Henriques

Portal optimizado para o MOZILA-FIREFOX 3.0 Actualize o seu Browser para um melhor desempenho: