Quarta-feira, 8 de Julho de 2009
Programas de intervenção para o desenvolvimento local...

Nos próximos “Posts” vamos apresentar alguns dos programas de intervenção operacional, destinados principalmente ao desenvolvimento local, que podem ser utilizados  pelas  Juntas de Freguesia, como soluções inovadoras de dinamização e de benefício para as populações residentes. Iniciamos hoje com o programa ANIMATE:

 

Animate (Animação para o Desenvolvimento Territorial):

 

O Projecto Anim@Te, desenvolvido no âmbito da Iniciativa Comunitária Equal, visa contribuir para o aprofundamento da reflexão e produção de conhecimento sobre o papel, as formas e a importância da animação nos processos de desenvolvimento territorial e tem vindo a realizar um conjunto de iniciativas dedicadas a esta temática. Naturalmente, os beneficiários finais são as comunidades locais.

 

Não basta ter consciência do papel central da animação territorial, é necessário saber como a conceber, pôr em prática, alimentar e aprofundar.

 

A Animação Territorial é um processo dinâmico de intervenção social, que pressupõe uma atitude reflexiva activa e cooperativa, no sentido de responder a um conjunto de problemas e aspectos específicos de um território. As suas dinâmicas têm sempre em conta o contexto geográfico, social, físico, cultural e simbólico do território e dos grupos que o ocupam, de forma que as mudanças produzidas preservem a sua natureza e identidade.

A animação territorial faz-se com as pessoas e grupos, resultando do encontro e das sinergias entre os diferentes actores sociais (indivíduos, grupos, organizações, instituições).

Implica disponibilidade para ouvir e apreender o outro, numa atitude construtiva de aprendizagem e de melhoria constante dos processos de cidadania activa.

 

ANIMAÇÃO TERRITORIAL É…

-Apoiar e facilitar processos de auto-conhecimento;
-Promover a consciencialização dos problemas;
-Mediar e articular para a acção comum;
-Gerar confiança;
-Gerar autonomia e fomentar responsabilidade;
-Gerar cumplicidades e espaços de comunicação;
-Motivar a vontade de agir;
-Identificar e mobilizar recursos;
-Provocar dinâmicas;
-Catalizar a acção.
 

Exemplos de intervenção:

O projecto Florestar criou condições para a promoção da iniciativa empresarial no sector florestal e para a promoção da evolução de proprietários/as florestais para empresários/as florestais. Para o efeito, desenvolveu instrumentos de apoio à produção, gestão e investimento no sector florestal, nomeadamente um Simulador de Gestão e Produção Florestal, Recursos para Auto-formação dos Produtores/as, um Guia do Empreendedorismo Florestal e Mecanismos de Apoio ao Investimento Florestal. Estes recursos são adaptáveis a outros contextos.

 

O projecto São Brás Solidário apostou na mobilização e capacitação de pessoas e entidades para a participação política e a acção social solidária no concelho de São Brás de Alportel, lançando e articulando o Orçamento Participativo Municipal, Encontros Comunitários, uma Rede de Voluntariado Territorializada, um Clube de Trocas com Moeda Social e uma Feira da Solidariedade. O sucesso destas experiências pretende também inspirar a sua adaptação a outros contextos.

 

Mais informações em www.animate.org.pt



publicado por Espinho 2009 às 00:04
|





Últimos comentários...
A parte mais fácil foi concluída, concretizámos o ...
… o saneamento deve obedecer a regras de planeamen...
agora fiquei confuso então senhores não eram os ta...
A equipa “Espinho 2009” não organizou nem prestou ...
Colocamos este Blog à disposição da nossa comunida...
ainda alguns me têm de dizer o que é que eu ganho ...
e já agora porque não postou os meus outros coment...
isso quer dizer que o senhor dá a mesma importânci...
Sr. “Atento”, em resposta a este e aos restantes c...
senhor carlos não conhecia esta sua faceta esta ar...
Vamos lá ver se conseguimos entender: Deve ser a p...
para que não voltemos ao passado, temos que VOTAR ...

Outra forma de ver o mundo...


Colaboramos com:

 






Responsável do Portal/Blog Carlos Henriques

Portal optimizado para o MOZILA-FIREFOX 3.0 Actualize o seu Browser para um melhor desempenho: