Sábado, 2 de Maio de 2009
Comissão Nacional da "Juventude Socialista" em visita a Espinho

O desafio lançado pela Juventude Socialista de Mangualde à equipa “Espinho 2009”, para elevar o nome do concelho (e o nome da nossa freguesia), foi aceite com orgulho.

Sábado, dia 2 de Maio, mostrámos o que de melhor existe na nossa comunidade. Infelizmente, por questões de tempo e de agenda, apenas nos foi possível mostrar uma pequena parte da nossa bonita freguesia. Escolhemos para representar o nosso património histórico: a Torre de Gandufe; e como exemplo do desenvolvimento e das  oportunidades de hoje e para o futuro: A Quinta dos Carvalhais.

 

Acompanharam a visita, para além dos participantes na Comissão Nacional da Juventude Socialista; o Dr. João Azevedo (próximo presidente da Câmara de Mangualde); o Dr. Miguel Ginestal (Deputado na Assembleia da República, candidato à Câmara Municipal de Viseu e nosso conterrâneo); o Professor Rui Costa (Presidente da Concelhia de Mangualde do PS); e elementos da equipa “Espinho 2009”, que organizaram este passeio para mostrar aos convidados oriundos de todos os cantos de Portugal, as oportunidades que Espinho hoje representa.

 

 

 

         

Torre de Gandufe, actualmente em recuperação pela empresa “Arqueohoje”. É uma torre medieval de carácter militar, com aproximadamente 9 metros de altura. Durante a visita foi dada uma palestra sobre a história do monumento pelo Dr. Travessas, admirador e conhecer profundo da história e das tradições da nossa terra, e pelo historiador  Dr. António Tavares. Queremos deixar aqui o nosso agradecimento a ambos.

 
 


A Quinta dos Carvalhais representa o melhor do Dão. Foi adquirida em 1990 pela “Sogrape”. Foram aqui implementadas as melhores castas e instalada uma das mais modernas adegas, que continua a ser uma referência da região e do panorama vitivinícola nacional, oferecendo a mais elevada qualidade em vinhos. Queremos agradecer à “Sogrape Vinhos” pela amabilidade de abrir as suas portas à nossa comitiva e em especial ao Dr. Manuel Sousa Pinto que explicou o funcionamento da adega e deu a conhecer a empresa.

 



publicado por Espinho 2009 às 23:58
|

Ver 24 comentários:
De Espinho 2009 a 3 de Maio de 2009 às 21:25
G.D.MANGUALDE CAMPEÕES da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu.
Parabéns. Força Desportivo. Força Mangualde.


De Anónimo a 5 de Maio de 2009 às 13:45
Parabéns pelo blog e por todo trabalho desenvolvido. Não tenham medo. Espinho merece um futuro risonho e com abertura futurista. O futuro é nosso!


De verdade a 7 de Maio de 2009 às 01:40
A verdade da mentira com que então a estação de Alcafache Moimenta de Maceira Dão agora é Alcafache espinho só mesmo de energumes sem nada entre as orelhas e ainda por cima com espirito de conquistadores de meia tigela que não saber que o que faz o delinear de qualquer divisão entre concelhos, distritos, freguesias e não só são rios montes e vales.
Como se isso não basta-se não conseguem cuidar do que já têm mas ainda querem conquistar mais uns metros á freguesia vizinha é vergonhoso ainda por cima apoiados por um candidato a uma câmara municipal o Sr João Azevedo tenham vergonha na cara .

|

De Espinho 2009 a 7 de Maio de 2009 às 23:25
É nosso dever esclarecer alguns pontos do seu comentário:

1 - A estação ”Moimenta-Alcafache” continuará a ser “Moimenta-Alcafache” enquanto as entidades ferroviárias (CP/REFER) assim o entenderem.

2 – Os limites legais de TODAS as freguesias estão delimitados na Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP) que pode ser consultada na nossa página principal (siga o link http://www.igeo.pt/produtos/cadastro/caop/inicial.htm).

3 – A equipa “Espinho 2009” concorre a eleição da Assembleia de Freguesia de Espinho, será depois das eleições e dentro das competências legalmente definidas, responsável por TODO o território da freguesia de Espinho delimitado pela CAOP.

4 - Na equipa “Espinho 2009” temos Homens e Mulheres em representação de toda a freguesia, incluindo Alcafache-Gare.

5 – Quanto aos objectivos e projectos que temos para Alcafache-Gare, estes serão divulgados conjuntamente com as nossas ideias para o futuro da nossa comunidade de Espinho.

6 – Temos orgulho no apoio mútuo ao Dr. João Azevedo.

Esperamos ter esclarecido a sua questão. Vemos com satisfação que estamos a cumprir os nossos objectivos de informar. Também é com agrado que estamos a chegar cada vez mais longe e que, o nosso Portal, também pode ser um veículo de revindicação de todos aqueles que lutam pelo bem-estar da sua terra.

Mais Espinho. Mais Futuro.

|

De uma MÃE a 7 de Maio de 2009 às 10:37
O meu comentário vai para a frase da semana:

"A mão que embala o berço é a mão que move o mundo!" (W.S.Ross)

Enquanto filha aprendi a respeitar e a admirar a minha mãe.
Mas quando fui mãe consegui finalmente compreender o seu zelo e a sua dedicação, porque nada se compara ao amor que uma mãe nutre pelos seus filhos.
Ser mãe é talvez a minha Odisseia de Amor, algo que apenas se sente!
Posso dizer que pelos meus filhos seria capaz de tudo, mas ficaria sempre algo por dizer, porque aquilo que sinto não se consegue definir por palavras.
Obrigada filhos!


De verdade a 8 de Maio de 2009 às 02:28
E a verdade continua por isso estou a ver que não existem energumes só na freguesia de espinho mas também naqueles que fizeram a respectiva carta Administrativa Oficial de Portugal CAOP ) isto porque não tem lógica absolutamente nenhuma (e por ai se vê que esta mal feita ) uma divisão de freguesias cortar casas ao meio e um cemitério se algum dia se viu isto só mesmo de quem é muito burro mesmo.
E venho lembrar que isto não é nenhum muro de Berlim onde ai sim foram cortadas casas ao meio a e ate mesmo famílias divididas quando esse mesmo muro foi feito.
Parece que agora o partido socialista também quer começar a criar muros de Berlim dentro do próprio Território Nacional bom já não é de estranhar nada de um partido politico como este que nada soube fazer ate hoje a não ser roubar o povo Português .
Mais uma vez vos digo tenham vergonha nessa cara que já pois penso que os Srºs têm idade suficiente para ter vergonha ou talvez não quem sabe vocês ainda são muito novos e a maturidade ainda está longe das vossas cabeças sem qualquer pingo de massa encefálica lá dentro.

|

De Espinho 2009 a 8 de Maio de 2009 às 13:52
A CAOP tem por base a carta publicada em 1982 pela Comissão Nacional do Ambiente (actualmente Direcção Geral do Ambiente), com elementos cedidos pelo Instituto Geográfico e Cadastral, durante o mandato do VIII Governo Constitucional que tomou posse a 4 de Setembro de 1981, sendo constituído pela coligação formada pelo Partido Social-Democrata, o Centro Democrático Social e o Partido Popular Monárquico, terminando o seu mandato a 9 de Junho de 1983.)

Se pretende um melhor esclarecimento sobre os limites da sua freguesia, a entidade credenciada para fornecer estes dados será a respectiva Junta de Freguesia da área da sua residência.

Estamos abertos a novas sugestões, bem como a novas ideias para o que realmente interessa: o bem estar da nossa comunidade.

Mais Espinho. Mais Futuro.

|

De Anónimo a 12 de Maio de 2009 às 20:33
BEM DESDE JÁ COMEÇO A DIZER QUE O QUE INTERESSA É TRABALHAR E DESENVOLVER OS MEIOS E NÃO ANDAR PREOCUPADO COM LIMITES POIS A TERRA É DE TODOS... DEPOIS NÃO SERÁ COM O SR. CANDIDATO JOÃO AZEVEDO QUE IREMOS PARA A FRENTE, SIM PORQUE VOS FALTA HUMILDADE E POR VOS FALTAR HUMILDADE É QUE VÃO LEVAR MAIS UMA DERROTA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, PK NÃO É O FUTURO PRESIDENTE DA CÂMARA COMO DIZEM NO BLOG É O QUE PODERÁ VIR A SER NÃO TENHAM TANTA CERTEZA O POVO NÃO É BURRO PARA SE GANHAR ALGO É PRECISO SER-SE HUMILDE

|

De Espinho 2009 a 13 de Maio de 2009 às 13:06
Sr. “Bruno” temos a humildade necessária para publicar o seu comentário, não fechamos a porta só porque não concorda com as nossas ideias. Não podemos é confundir humildade com submissão. A troca de ideias e a alternância democrática são pilares fundamentais da nossa sociedade.

Mais Espinho. Mais Futuro.

***
(No seu próximo comentário e por uma questão de etiqueta cibernautica (Netiqueta), por favor escreva em letra minúscula (utilize as maiúsculas apenas para destacar alguma palavra). Obrigado).

| |

De Espinho 2009 a 13 de Maio de 2009 às 13:09
*Netiqueta* é a etiqueta social que devemos observar na internet, deste conjunto de normas de conduta online, podemos destacar algumas:

* Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado.

* Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar as suas palavras.

* Seja claro, breve e objectivo.

* Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.

* Use sempre a força das ideias e dos argumentos. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.

* Apesar de compartilhar apenas virtualmente a internet, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má educação.

* O uso da internet é um privilégio, não um direito. Portanto, não abuse dele. Você é responsável pelas suas acções. Respeite as regras e procedimentos de cada sistema.

|

De bruno a 13 de Maio de 2009 às 19:51
eu não disse que não concordo com as vossas ideias, porque ideias todos nós temos falta é o melhor....
eu só acho que devem ser um pouco mais humildes não dizerem o que ainda não é certo uma coisa de cada vez porque tem de ser humildes e respeitar os adversários como vos digo o povo não é burro. e no final se fariam as contas tanto na câmara como na junta vamos ter candidatos derrotados por isso temos de ter mais calma para no final se fazer as contas... porque o povo não os quis lá não irá ser agora que irá querer ninguém faz milagres.
acusamos as pessoas que estão no poder mas os senhores se tiverem a humildade de ir buscar a historia sabem que o partido socialista teve 20 anos no poder e o concelho e a freguesia nunca estiveram como estão pois se ainda hoje lá estivessem continuávamos sem ter nada.
onde foi feito o investimento de 20 anos de poder socialista?????. boa tarde

|

De Espinho 2009 a 14 de Maio de 2009 às 13:16
O arranque oficial da nossa candidatura será no próximo dia 23 de Maio pelas 21H no Pavilhão Municipal de Mangualde. Toda a comunidade de Espinho está convidada para estar presente na apresentação da equipa “Espinho 2009”.

Devemos olhar para a historia, sim, mas para aprender a: rejeitar os erros cometidos, melhorar o bom que foi feito e muito mais importante, lançar novas formas de realizar a historia dos próximos 4 anos.

Em Outubro os eleitores da nossa comunidade, vão eleger conscientemente e em total liberdade, a equipa que durante os próximos 4 anos vai representar a freguesia de Espinho. Compete a todos nos, cidadãos e cidadãs desta comunidade procurar quem está melhor preparado para representar está freguesia, quem vai desenvolver, dinamizar e respeitar o nome da nossa comunidade.
A nós “Espinho 2009”, enquanto equipa candidata a representar a freguesia, é nossa obrigação apresentar uma imagem positiva e dinâmica. Acreditamos nas nossas ideias e nas nossas capacidades, temos o dever de motivar a comunidade para agarrar as oportunidades que se avizinham. Seremos humildes para reconhecer que a decisão final está nas mãos dos eleitores, eles e só eles, têm o poder de decidir o futuro da nossa comunidade. É nosso dever apresentar esse futuro.

Mais Espinho. Mais Futuro.

|

De Verdade a 16 de Maio de 2009 às 02:23
muito bom este comentario Srº Bruno os meus parabens .Nunca é demais esclarecer as verdades pela não haver mais pessoas como o srº ,tem todo o meu apoio.

| |

De Espinho 2009 a 17 de Maio de 2009 às 00:58
Texto publicado em “O Mocho II”:

Os ideólogos do "Marquismo" Mangualdense desencantaram duas teorias. Não se faz nada porque está tudo feito, ou não se faz por que o governo não é da cor política.
Em primeiro lugar relembre-se Soares Marques governou esta autarquia tendo no poder central cores políticas diversificadas. Portanto é um argumento estranho. Não se consta que os(as) presidentes de Nelas, Carregal, Tondela... se queixem alguma vez da cor política do governo.
Um bom autarca consegue realizar "obra" qualquer que seja a cor política central. É assim com os bons autarcas do PP, do PSD, do PS e do PCP.
Em Mangualde com Mário Videira tivemos a vinda da "Casca", a biblioteca, o IP5, o estádio de futebol, duas escolas.... Simples Mário Videira era um bom autarca.
Com Soares Marques temos.... temos.... pois não temos. Simples - Soares Marques não é um bom autarca. É quase um silogismo Matemático. Não temos, porque a teoria do PSD é que ou já temos tudo ou que os Socialistas não deixam. Um bom autarca qualquer que seja a sua cor política sabe preparar dossiers, perceber dossiers, defender os projectos, apresentar os projectos em todas as candidaturas que existam. Mangualde não o faz. Nem um simples Centro Local de Educação conseguimos ter.
Apesar disso a região de Mangualde tem realizados ou previstos e já em fase de lançamento projectos de milhões de euros. Isto num governo de cor diferente do laranjismo local e do laranjismo do Cavaquistão.
Vejamos: A auto-estrada foi concluída, o IC12, o IP3, a barragem de Girabolhos estão em fase de arranque. São milhões... muitos milhões. E mesmo em termos de projectos mais reduzidos nós temos os programas PARES, MACES, AGRIS... que têm localmente investimentos significativos. São os caminhos rurais, os apoios às instituições sociais, as obras nas instituições religiosas, o apoio à unidade de cuidados continuados. Com governo rosa Mangualde conseguiu ter ou manter centros de decisão na educação, nas florestas, é sede de agrupamentos de centros de saúde. E tudo isto sem interferência de Soares Marques pois ele próprio diz que nada consegue do poder central. Não consegue porque não sabe.
(claro que a Manuela do PSD ao que parece quer parar com isto tudo). Ou seja se não queres o IC12 vota Manuela. Se não queres a Barragem vota Manuela.. Se não queres o IP3 vota Manuela ... etc etc. etc...
Eu de facto detesto compadrios políticos. Em todos os níveis. No governo, nas regiões autónomas, nas autarquias, nas escolas, nos hospitais ...
Mas sou franco detesto ainda mais a hipocrisia, E detesto ainda mais a incompetência e as desculpas que utilizam para esconder os completos falhanços da sua governação. É assim com Soares Marques. Tem sido um autarca incompetente e que provocou o atraso de Mangualde Com Videira Lopes Mangualde, mesmo com alguns governos laranja estava no topo do progresso regional. Batia-se com Viseu. Hoje Mangualde tem vindo a ser ultrapassado por outros concelhos. Porque está parado com um autarca queixinhas que nunca está, que não trabalha para Mangualde, completamente desorganizado e que pensa que bastam uns minutos de discursos a armar ao "pingarelho" para tudo resolver.

Agradecemos ao Sr. José Martins pelo texto – publicado no portal http://omocho.info/ em 10/05/2009.


|

De luis paulo a 19 de Maio de 2009 às 00:28
ó bruninho deves andar mesmo tapadinho,coitadinho, enfim, ja lá vão doze anos de incompetência, o povo de mangualde está cansado, tal como o de espinho, mas não te preocupes nem te exaltes, que ja falta pouco para outubro, e já agora so por curiosidade vê a brilhante obra deste mandato... http://sic.aeiou.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=nos%20por%20ca&videoId={F1954E77-743C-4E49-BE5D-C55B3CB44D6A}

| |

De Espinho 2009 a 19 de Maio de 2009 às 13:17
É este o progresso que devemos continuar a apoiar???

http://sic.aeiou.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=nos%20por%20ca&videoId=%7bF1954E77-743C-4E49-BE5D-C55B3CB44D6A%7d

Link para a reportagem da SIC (18/05/2009) sobre esgotos
domésticos a céu aberto há 20 anos em Mangualde. Triste mesmo (para quem não é morador na zona), terá sido a tentativa do ainda presidente da Câmara de Mangualde de impedir a SIC de efectuar filmagens no local.
È isto que queremos para Mangualde???

|

De Anónimo a 19 de Maio de 2009 às 23:13
so publicam o que querem viva o 25 de abril é por essas qualidades que são uns derrotados sem ir as urnas outubro onda laranja novamente em mangualde e arredores ass: movimento gandufe a freguesia em 2020

|

De Anónimo a 17 de Maio de 2009 às 15:23
incrível como dá para ver que o senhor mocho 2 não só não sabe como não esconde que é de uma só cor partidária e que só vê essa cor pois senhor mocho deixe-me dizer-lhe que com o senhor Dr. .soares</a> marques temos o concelho pavimentado e temos as escolas de todas as freguesias reconstruídas temos jogos desportivos para os jovens etc,etc coisa que nunca tivemos, aconselho o senhor antes de dizer algo, a estudar um pouco porque concerteza não conhecia o concelho antes... para satisfazer a sua ignorância deixei-lhe aqui alguns dos trabalhos feitos pelo Sr. . Dr. . soares marques.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

incrível como dá para ver que o senhor mocho 2 não só não sabe como não esconde que é de uma só cor partidária e que só vê essa cor pois senhor mocho deixe-me dizer-lhe que com o senhor Dr. .soares</A> marques temos o concelho pavimentado e temos as escolas de todas as freguesias reconstruídas temos jogos desportivos para os jovens etc,etc coisa que nunca tivemos, aconselho o senhor antes de dizer algo, a estudar um pouco porque concerteza não conhecia o concelho antes... para satisfazer a sua ignorância deixei-lhe aqui alguns dos trabalhos feitos pelo Sr. . Dr. . soares marques. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>ps</A> : não se ganha com a mentira

|

De Espinho 2009 a 17 de Maio de 2009 às 23:51
Quando tiver a oportunidade de visitar a bonita freguesia de Espinho, poderá constatar em primeira mão a “pavimentação” das seguintes estradas: Rua principal de Água-Levada (pavimentada há 4 anos); estrada Póvoa de Espinho – Cubos; estrada Gandufe - Água-Levada (com iluminação pública incluída); estrada Gandufe (Tinto) à Estrada Nacional 234 e a estrada Gandufe/Casa da Cultura a Santa Luzia. Não incluímos nesta lista a Ponte de Outeiro e respectivos acessos, porque esta está mesmo pavimentada.
Para além dos jogos desportivos para os jovens (que apoiamos), esqueceu-se de mencionar a feira dos bolos e tartes de Maçã. A lista é infinita, mas será que nos leva a lado algum? Não. Apenas serve para desviar o debate sério e construtivo sobre o futuro da nossa comunidade.

Nota importante: Por uma questão de ética cívica, comentários que ofendam, não serão publicados.

|

De Anónimo a 18 de Maio de 2009 às 12:58
para ser breve diga-me porque em vinte anos não concretizaram no mínimo metade dessas obras??? agora estaria o resto feito. é mais fácil falar né??? você sabe perfeitamente que nunca irá concretizar esse objectivo. para que promete ao povo o que não poderá ser feito porque não depende só de um... pense nisso e faça politica honesta porque fartos de mentirosos anda o povo e o inferno cheio de promessas.


De Manuel Azevedo a 19 de Maio de 2009 às 23:52
É pá! Vocês desculpem-me, mas, por favor, coloquem os comentários por ordem cronológica.
Sou um visitante assíduo deste excelente blogue. Mangualdense, mas não residente na freguesia de Espinho, mas vejo-me aflito para encontrar o fio à meada ...






Últimos comentários...
A parte mais fácil foi concluída, concretizámos o ...
… o saneamento deve obedecer a regras de planeamen...
agora fiquei confuso então senhores não eram os ta...
A equipa “Espinho 2009” não organizou nem prestou ...
Colocamos este Blog à disposição da nossa comunida...
ainda alguns me têm de dizer o que é que eu ganho ...
e já agora porque não postou os meus outros coment...
isso quer dizer que o senhor dá a mesma importânci...
Sr. “Atento”, em resposta a este e aos restantes c...
senhor carlos não conhecia esta sua faceta esta ar...
Vamos lá ver se conseguimos entender: Deve ser a p...
para que não voltemos ao passado, temos que VOTAR ...

Outra forma de ver o mundo...


Colaboramos com:

 






Responsável do Portal/Blog Carlos Henriques

Portal optimizado para o MOZILA-FIREFOX 3.0 Actualize o seu Browser para um melhor desempenho: